#htmlcaption1 Go UP! Pure Javascript. No jQuery. No flash. #htmlcaption2 Stay Connected

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Obras na pista da ALA 12 Santa Cruz são concluídas


Depois de ficar fechada por quase um ano para reformas e recuperação, a pista principal do Aeroporto Bartolomeu de Gusmão, sede da ALA 12 (antiga Base Aérea de Santa Cruz - BASC), foi reaberta no dia 04 de outubro de 2019 pelo Coronel Aviador Alessandro Cramer, comandante daquela OM, com a presença do comandante do 1º Grupo de Caça, Tenente-Coronel Aviador Gustavo Furlan Aquino.

A primeira aeronave a pousar foi o Cessna 208 Caravan (C-98) orgânico da ALA 12, onde é empregado em funções administrativas, tendo como piloto o Chefe do Estado-Maior da ALA 12, Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Santos de Faria; seguiu-se o pouso de um C-95BM (Bandeirante Modernizado), trazendo a bordo o Brigadeiro do Ar José Madureira Junior. Finalizando a atividade aérea, chegaram as aeronaves F-5EM do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), que há cerca de um ano estavam provisoriamente sediadas na ALA 2, em Anápolis-GO. Além do significado simbólico que o retorno dos aviões do 1º GAVCA ao seu berço traz em seu bojo, há também um importante aspecto prático, já que agora os caças de alerta, que enquanto a pista da ALA 12 estava em obras operavam a partir da ALA 11 (Galeão), voltarão a utilizar as instalações e pistas da ALA 12.


Além das aeronaves do 1° Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), também as do 1º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação (1º/7º GAV) e do 3º ETA (Esquadrão Pioneiro), operavam fora de sede durante o período no qual a pista da ALA 12 esteve indisponível.


Como dito acima, enquanto os serviços eram realizados, a ALA 2 (Anápolis-GO) abrigou temporariamente as operações do 1° Grupo de Aviação de Caça, enquanto a ALA 11 (Galeão) recebeu as do 3º ETA.

Ricardo Pereira - Jornalista e Fotógrafo
Alexandre Alves - Repórter Fotográfico
Site Assuntos Militares

Nenhum comentário:

Postar um comentário