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Hangar do Zeppelin |
O chamado
Hangar do Zeppelin localiza-se nas dependências da Base Aérea de Santa Cruz,
unidade da Força Aérea Brasileira, no bairro de Santa Cruz na zona oeste da
cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de um hangar, edificação de grandes
dimensões destinada a abrigar os dirigíveis alemães conhecidos como zeppelin.
Atualmente é um dos últimos hangares mais bem conservados para dirigíveis
existentes no mundo. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (IPHAN) e poderá ser reconhecido por lei (PL 422/2009 da
Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro) como uma das eleitas sete
maravilhas do histórico bairro de Santa Cruz, por real interesse turístico e
sociocultural da cidade do Rio de Janeiro.
A
era dos zeppelins
A
primeira viagem transatlântica de um dirigível entre a Alemanha e a América do
Sul foi registrada em maio de 1930, tendo o LZ 127 Graf Zeppelin decolado de
Friedrichshafen no dia dezoito e chegado ao Campo do Jiquiá, na cidade do Recife,
em Pernambuco, a 21 do mesmo mês. Prosseguindo a viagem, pousou no Campo dos
Afonsos, no Rio de Janeiro no dia 25, causando alvoroço na então Capital
Federal.
Após
essa bem-sucedida viagem transatlântica inaugural, os zeppelins realizaram mais
três viagens ao Brasil em 1931 e nove em 1932.
Devido
a esse sucesso, o seu fabricante e operador da linha áerea, a empresa alemã
Luftschiffbau-Zeppelin GmbH, obteve autorização do governo brasileiro para
construir um aeroporto, com instalações adequadas para a ancoragem e proteção
das suas aeronaves. Desse modo, em 1933, os técnicos alemães da empresa vieram
ao Brasil para escolher uma área apropriada para o pouso e abrigo das
aeronaves. Após meticulosos estudos climáticos, de direção e velocidade dos
ventos, e também das possibilidades de meios de transporte terrestres, foi
escolhida uma área próxima à baía de Sepetiba, no bairro de Santa Cruz, no Rio
de Janeiro.
No ano seguinte, o hangar, concebido por engenheiros alemães, começou a ser construído pela Construtora Nacional Condor, empresa brasileira que seguiu as instruções estritas de montagem do enorme conjunto pré-fabricado recebido da Alemanha, que mais tarde foi denominado de Aeroporto Bartolomeu de Gusmão, em homenagem ao precursor da navegação aérea no Brasil.[Finalmente, em 26 de dezembro de 1936, na presença do então presidente Getúlio Vargas, o hangar foi inaugurado, com a ativação de uma linha regular de transportes aéreos com os dirigíveis, que ligava as cidades de Frankfurt ao Rio de Janeiro (com escala em Recife).
Assim que começaram a chegar os primeiros dirigíveis, eram necessários duzentos homens, que ficavam na pista para ajudar a atracá-los, segurando os seus cabos, trabalhadores apelidados de aranhas o uso do hangar pela empresa alemã foi de pouca duração, uma vez que, em 1937, o último zeppelin decolava do aeródromo após nove viagens ligando o Brasil à Europa. Dentre essas viagens, quatro foram realizadas pelo LZ 129 Hindenburg e cinco pelo LZ 127 Graf Zeppelin.
Com
a tragédia do LZ 129 Hindenburg em 1937 e a eclosão da Segunda Guerra Mundial
em 1939, o antigo Aeroporto Bartolomeu de Gusmão foi transformado na Base Aérea
de Santa Cruz (1941), e o hangar passou a abrigar as diversas unidades aéreas
militares que ali se instalaram ao longo dos anos.Ainda no contexto da Segunda
Guerra foi utilizado como base aérea para os Blimps da aviação naval
norte-americana (US Navy), que patrulhavam a costa brasileira.
Hangares
pelo mundo
Sim
é um dos últimos hangares para dirigíveis existentes no mundo. Ainda
sobreviveram entre outros, o que servia a linha alemã de passageiros para os
Estados Unidos, o Hangar Number One, em Lakehurst (Naval Air Station
Lakehurst), e que se transformou em monumento nacional.Em Akron, estado de
Ohio, existe ainda o Akron Airdock da Goodyear. Na Inglaterra estão
preservados, em Cardington, os hangares que se destinavam aos dirigíveis R-100
e R-101.Na Alemanha, em 1940, o hangar de Frankfurt foi demolido por ordem de
Hermann Göring, após o desmantelamento do LZ-127 e do LZ-130, e os hangares de
Friedrichshafen, pesadamente bombardeados pelos Aliados na Segunda Guerra, não
foram mais reparados. Na Itália, encontra-se em mau estado o "Hangar de
Dirigíveis de Augusta na Sicília, construído após 1917. Transformado em
shopping center, ainda são conservados, o conjunto de cinco hangares para
dirigíveis na cidade de Riga, capital da Letônia, conhecido como Riga Central
Market.
Na
cidade do Recife, no estado de Pernambuco, no campo de Jiquiá, sobreviveu a
chamada Torre do Zeppelin, antigo mastro de atracação para dirigíveis,
considerado o último exemplar original deste equipamento no mundo. É um bem
histórico cultural, tombado em 1983 pelo governo daquele estado.
O
hangar do Zeppelin hoje
O
edifício do hangar da Base Aérea de Santa Cruz, encontra-se tombado pelo
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 1998,
recebendo a inscrição de tombamento no 550. É um dos últimos exemplares mais
bem conservados no mundo hoje. Foi utilizado como um dos cenários do filme For
All - O Trampolim da Vitória um filme brasileiro de 1997 dirigido por Buza
Ferraz e Luiz Carlos Lacerda, que retrata a Base aérea de Natal, em 1943, e
mostrado no documentário Senta a pua!, de Erik de Castro de 1999 e já foi alvo
de campanhas publicitárias e programas de tevê.Em 2009, foi encaminhado projeto
de lei, para o seu reconhecimento pela Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de
Janeiro, como uma das eleitas sete maravilhas do histórico bairro de Santa
Cruz. Recentemente esteve em evidência por ocasião da disputa de pentatlo
aeronáutico dos Jogos Mundiais Militares de 2011. Está prevista a visita do
papa Bento XVI a base aérea durante a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
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